top of page
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube

"Trabalho Igual, Salário Igual" discute Direitos da Mulher no ambiente laboral

Dra. Iratelma Cristiane Martins Mendes
Dra. Iratelma Cristiane Martins Mendes

No dia 26 de maio de 2025, a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW São Paulo, realizou via plataforma

Google Meet uma palestra de relevância, intitulada "Trabalho Igual, Salário Igual", ministrada pela Dra. Iratelma Cristiane Martins Mendes. O evento on-line foi realizado pela Comissão Direitos da Mulher, que tem como coordenadora a Dra. Ana Paula da Costa Sá e a vice Dra. Andrea Mottola.


Durante duas horas profissionais e interessados na luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho, receberam informações e debateram sobre o tema, fazendo novas propostas para uma ação dentro do projeto em nível local, já que trata-se de uma campanha nacional e internacional. Um exemplo da Europa foi citado por Iratelma de uma lei que amenizaria o impacto da mulher dos 4 meses da licença maternidade, podendo o pai ter esta garantia quando tiver menor remuneração que a esposa. Com isso não traria prejuízos para a mulher, podendo ser opcional.


A palestra teve como pauta principal a igualdade salarial entre homens e mulheres, abordando a defasagem na aplicação da legislação que garante salários equivalentes para funções semelhantes. A Dra. Iratelma apresentou dados estatísticos que evidenciam a continuidade da desigualdade salarial, especialmente em cargos de liderança, ressaltando a necessidade urgente de ações efetivas.



A palestra ocorreu pela plataforma Google Meet
A palestra ocorreu pela plataforma Google Meet

Outro tema central discutido que a palestrante já não qualifica mais como tripla a jornada da mulher, mas sim quádrupla. Ela destaca a sobrecarga enfrentada pelas mulheres, que acumulam responsabilidades profissionais, domésticas, maternas e sociais, sem respaldo legal adequado. Enfatizou a importância de ampliar a consciência sobre essa questão e a necessidade de políticas que promovam um equilíbrio mais justo.

A intersecção entre gênero e raça também foi abordada, com a apresentação de dados que evidenciam as disparidades de renda e oportunidades entre homens e mulheres, qualificados como da raça negra. A discriminação racial, aliada ao gênero, intensifica as desigualdades no mercado de trabalho.

Inspirando-se em modelos internacionais, a Alemanha que é o berço da campanha Trabalho Igual. Salário Igual, criada pela BPW daquele país, foi apresentada como um exemplo de legislação e fiscalização eficaz em relação à igualdade de direitos trabalhistas. A palestra propôs a adaptação de boas práticas internacionais ao contexto brasileiro, visando fortalecer a proteção dos direitos da mulher.


A discussão também incluiu a sugestão de incluir cláusulas protetivas em contratos pré-nupciais, reconhecendo juridicamente o trabalho doméstico não remunerado e assegurando direitos para mulheres que optam por se dedicar ao lar.


Durante o evento, foram discutidos diversos encaminhamentos. Destacou-se um trabalho de contribuição entre as comissões para um relevante projeto, proposto pela coordenadora da Comissão de Comunicação, Sueli Batista.Samia Silva Lisboa, Coordenadora Adjunta da Comissão de Captação de Recursos e Membro da Comissão de Direitos da Mulher se prontificou a ser ponte entre a BPW SP e autoridades públicas para ações colaborativas com apoio concreto.A vice-presidente responsável por projetos, Marly Cimino, encerrou a reunião reafirmando o compromisso da BPW São Paulo em levar adiante a proposta que em linhas gerais será importante para o mapeamento, monitoramento e tomada de decisões, para que a BPW SP atue efetivamente na campanha Trabalho Igual. Trabalho Igual de forma mais abrangente.A vice-coordenadora de Comunicação, Daniela Cardoso falou também que o trabalho poderia ser amplamente difundido pelas redes sociais, inclusive com impulsionamento pago. A ideia é que a organização realize de forma planejada fóruns periódicos e campanhas no LinkedIn, visando engajar novos apoiadores e promover discussões sobre os direitos da mulher no trabalho.


Com a força de iniciativas como a palestra realizada, que abriu-se para uma escuta e compartilhamento de ideias. a BPW São Paulo buscará não apenas conscientizar, mas também mobilizar a sociedade em prol da igualdade de direitos, reafirmando que trabalho igual deve significar realmente salário igual.

 
 
 

Comments


logo-bpwsp branco.png

Presentes em mais de 100 (cem) países, somos mais de 40 mil mulheres organizadas, unidas e em busca de negócios, defesa de direitos e promoção da paz.

Receba Notícias | Atualizações Mensais

© Todos os direitos reservados a BPWSP - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo
bottom of page