top of page

Três lições sobre gestão de carreira


Como as mulheres chegam ao topo: 3 lições que aprendi sobre gestão de carreira

No final do ano passado, ganhei de presente de amigo secreto um livro que mexeu muito comigo: COMO AS MULHERES CHEGAM AO TOPO. O livro foi escrito em coautoria por Sally Helgesen, uma das maiores especialistas no mundo em liderança feminina.

Nele são abordados 12 hábitos cometidos pelas mulheres que as impedem de alavancar sua carreira. Eu mesma me identifiquei com alguns deles e vou compartilhar com vocês 3 lições que aprendi sobre gestão de carreira.

Mas já adianto que esse artigo contém spoiler!

1. Aprenda a aceitar elogios

O primeiro hábito citado no livro é o das mulheres relutarem em reivindicar suas conquistas e aceitar elogios. A gente sempre tem uma justificativa na ponta da língua tendendo a apontar as próprias falhas e se colocando para baixo com falas do tipo: “ -obrigada..., mas tivemos sorte...” ou “obrigada...mas minha equipe...”., não é verdade?

Ao invés de assumir os créditos pelo nosso trabalho, damos o mérito à outras pessoas. Muitas vezes, ao compartilhar o mérito com outros colegas, sentimos que estamos sendo gentis e educadas, mas na verdade estamos minimizando o brilhantismo do nosso trabalho.

A solução para este problema é algo relativamente simples: criar o hábito de dizer simplesmente OBRIGADA e, pronto. Não precisa se justificar ou se desculpar, simples assim.

2. Invista na sua CARREIRA e não no seu emprego

O segundo hábito que me chamou bastante a atenção foi de que as mulheres acabam colocando o emprego a frente de sua carreira. Já explico: o livro retrata mulheres talentosas, inteligentes e esforçadas que dedicam tanto tempo e energia para fazer o seu trabalho de maneira perfeita, que sem perceberem acabam deixando de dar os passos necessários para alcançar o próximo nível.

Muitas vezes, a mulher cresce rapidamente na empresa, mas quando chega em determinado nível, fica estagnada por um bom tempo enquanto assiste de colegas alavancando suas carreiras.

O problema é que, por focar em demasia no seu trabalho, ela não criou visibilidade e conexões necessárias para alavancar sua carreira, e apesar de ser extremamente talentosa, negligenciou a construção da sua rede de contatos.

E com isso, vamos ao terceiro aprendizado!

3. Invista em networking

Construir relacionamentos é uma coisa importante para qualquer profissão!

Estabelecer contato com outros líderes e até mesmo com parceiros externos abre portas, às vezes inimagináveis.

De acordo com o livro, negligenciar essa parte da profissão é um tipo de auto sabotagem que acontece pela lealdade ao chefe ou à equipe, ou ainda por medo de se permitir investir nos próprios interesses para não parecer egoísta ou ambiciosa demais.

O mundo precisa de mulheres ambiciosas! É tempo de mudar, alçar novos vôos e mais altos. Vamos juntas?

Compartilhe esse texto com alguma amiga que também passe por essas questões. Nos vemos em breve por aqui!


Camila de Carvalho Medeiros

Camila de Carvalho Medeiros é advogada, criadora do @advogadaempoderaelas e associada à BPW São Paulo.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page